O que eu vou ser quando crescer?

Eu ainda anão cresci. Eu sei que já tenho 27 anos da cara, apesar da minha mãe se achar no direito de arredondar para 30 e dos meus alunos jurarem de pés juntos que eu ainda tenho 21, mas eu ainda não cresci. Simplesmente, não consigo conceber essa possibilidade. Como pode uma pessoa ser considerada adulta se até hoje nunca nem consegui responder “o que eu queria ser quando crescesse”.

Analu criança, quero ser astronauta. Acho que nos Estados Unidos isso nem seria considerado tão estranho assim, mas por aqui todos os meus amiguinhos riem por eu ser a única que não quer ser aeromoça nem veterinária. Essa fase até dura bastante, mas com o passar do tempo novas ideais surgem. Arqueóloga, vulcanóloga, caçadora de tornados, cientista, repórter do Discovery Channel…

Mais tempo passa, e na escola você começa a entender que aquelas matérias com as quais você tem mais afinidade provavelmente querem dizer alguma coisa sobre o seu futuro. Com os pés mais perto do chão e levando a questão da impossibilidade geográfica um pouco mais a sério, as alternativas mudam. Historiadora, arquiteta, médica, jornalista, ganhadora do Big Brother, fotógrafa de shows de rock, vitrinista, decoradora…

Mas chegou a hora de prestar vestibular e a opção é a Biologia. Bichinhos, plantinhas, pedrinhas rochinhas e celulinhas. Floresta, restinga, praia e montanha. Trilha, laboratório, triagem de material e relatório. CSI, pesquisadora ou professora universitária? Diploma na mão, mas não, peraí, acho que não é isso. Posso tentar de novo? Professora de Ciências, talvez? Segundo diploma na mão e…

E professora de Inglês? Ah,  legal… Divertido… Bacana, mas só isso? Tico e teco voltam a trabalhar. Tradutora, intérprete, blogueira de viagem, como é mesmo o nome de quem faz legenda?… Ainda pode voltar pra Biologia?

Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas.

Eu ainda não cresci. Eu não posso ter crescido. Eu ainda não sei o que eu vou ser quando crescer.

2 comentários

Deixe uma resposta

